A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou ontem a lista de vencedores do Prêmio APCA 2019. A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.
Desde 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, que este ano concederam sete prêmios: melhor obra de arquitetura; resistência ambiental; valorização da arquitetura no debate público; valorização do patrimônio arquitetônico; trajetória dedicada à Universidade Pública e à pesquisa acadêmica; urbanidade; e apropriação urbana.
A cerimônia de entrega a todos os artistas contemplados neste Prêmio APCA acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso em 17 de fevereiro de 2020, ano em que a entidade realiza sua 63ª. premiação.
Neste ano, a diretoria da entidade concede o Prêmio Especial da APCA para a atriz Fernanda Montenegro, por seu protagonismo na defesa da liberdade de expressão, representatividade e contribuição inequívocas em quatro categorias das artes contempladas pelo troféu: Cinema, Literatura, Teatro e Televisão.
O júri da categoria Arquitetura da APCA foi composto por Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Renato Anelli.
Veja a seguir os vencedores dos prêmios que compõem a categoria “Arquitetura” da APCA.